Algumas pessoas dizem que não
gostam de escrever. Outras pessoas dizem que não sabem escrever. Pois eu vós
digo eu não sei como fazer com que as pessoas entendam o que eu escrevo.
Fica Dica - Como de costume uma dica, caso seu objetivo seja os concursos públicos visite: http://www.flaviarita.com
Hoje precisei escrever um texto
argumentativo. A primeira coisa que pensei, lá vem essa coisa da literatura, em
que tínhamos que aprender a diferenciar cada tipo de texto e a sua estrutura
básica. Então pensei ... argumentar é defender um ponto de vista. Ok, até aí
tudo bem! Então pensei: qual ponto de vista irei defender, quais argumentos
irei utilizar e como vou conseguir condensar tudo isso em 20 linhas sem
estender-me nos meus devaneios.
Você não esta entendendo nada. É
isso que estou tentando explicar! Não tenho dificuldade em escrever, meu
problema é que não sei quando parar de devanear [...].
Quando inicio um raciocínio sobre
qualquer coisa, é como uma enxurrada de pensamentos e palavras. E em vez do meu
texto tornar-se algo atrativo, torna-se confuso na sua imensidão de ideias que
podem até mesmo tornarem-se desconexas, sim eu acabo “perdendo o fio da meada”.
Até aqui você esta entendendo ?
Meu problema já foi constatado:
informação demais para espaço de menos.
Então lá estava eu, com o papel,
a caneta e o tema do qual deveria escrever um texto argumentativo. Olhava para
aquelas linhas e a minha cabeça pensava nas regras de argumentação, no numero
de linhas e em como eu poderia convencer o avaliador de que eu sabia argumentar?
Em suma, meu texto ficou ruimmmm!
Pois falei de uma imensidão de
coisa quando eu deveria escrever poucas linhas. E como em 20 linhas eu
conseguiria defender uma ideia que tem mais de 20 argumentos (risos).
Os minutos passam e eu continuo
olhando para as linhas [...]
Resolvi escrever e então
argumentei em 3 parágrafos:
- Índices de desenvolvimento humano – IDH (falei da educação como um dos parâmetros do índice afinal de contas estava falando de desenvolvimento)
- Desenvolvimento da China ( a educação fez com que um país devastado com uma guerra se torna-se uma potencia em desenvolvimento tecnológico e de produtos)
- Brasil e heterogeneidade. ( o país com grande extensão territorial possui desigualdades na distribuição de emprego e renda, o que faz com que existam deficiências na educação em varias regiões)
Podia ter falado da educação
pública que é precária, tão simples de falar, mas minha cabeça não me deixa ser
objetiva em textos.
Escrever ou não escrever, eis a
questão!
O que quero dizer-lhe queridos
leitores, para escrever bem, não existe receita, existem apenas três coisas a
fazer:
As pessoas dizem que quem lê
muito escreve bem, isso é mito, escreve bem quem pratica. Dá mesma forma
como qualquer outra coisa, somente a prática leva a perfeição.- Ler muito: ter muita informação acumulada e saber administrar, criticar, racionalizar tudo isso
- Saber se comunicar bem: fazer-se entender (meu problema).
- Praticar a escrita: escrever textos dissertativos, argumentativos, lúdicos, informativos, sei lá ... Praticar e praticar e ter senso critico de saber quando tudo está uma droga.
Então estou aqui, tentando
praticar e espero que não esteja dando nós nas vossas cabeças, já que ainda
estou muito longe da perfeição.
Obrigada por lerem essas poucas linhas de pura confusão e devaneios!
Foi nela que pensei na hora que fiz a burrada de usar 3 argumentos....(ela ia puxar a minha orelha) rssss
Comentários
Postar um comentário