Pular para o conteúdo principal

Escrever ou não escrever! A dificuldade de se fazer entender.

 Algumas pessoas dizem que não gostam de escrever. Outras pessoas dizem que não sabem escrever. Pois eu vós digo eu não sei como fazer com que as pessoas entendam o que eu escrevo.

Hoje precisei escrever um texto argumentativo. A primeira coisa que pensei, lá vem essa coisa da literatura, em que tínhamos que aprender a diferenciar cada tipo de texto e a sua estrutura básica. Então pensei ... argumentar é defender um ponto de vista. Ok, até aí tudo bem! Então pensei: qual ponto de vista irei defender, quais argumentos irei utilizar e como vou conseguir condensar tudo isso em 20 linhas sem estender-me nos meus devaneios.

Você não esta entendendo nada. É isso que estou tentando explicar! Não tenho dificuldade em escrever, meu problema é que não sei quando parar de devanear [...].

Quando inicio um raciocínio sobre qualquer coisa, é como uma enxurrada de pensamentos e palavras. E em vez do meu texto tornar-se algo atrativo, torna-se confuso na sua imensidão de ideias que podem até mesmo tornarem-se desconexas, sim eu acabo “perdendo o fio da meada”. Até aqui você esta entendendo ?
Meu problema já foi constatado: informação demais para espaço de menos.

Então lá estava eu, com o papel, a caneta e o tema do qual deveria escrever um texto argumentativo. Olhava para aquelas linhas e a minha cabeça pensava nas regras de argumentação, no numero de linhas e em como eu poderia convencer o avaliador de que eu sabia argumentar? Em suma, meu texto ficou ruimmmm!

Pois falei de uma imensidão de coisa quando eu deveria escrever poucas linhas. E como em 20 linhas eu conseguiria defender uma ideia que tem mais de 20 argumentos (risos).

Os minutos passam e eu continuo olhando para as linhas [...]
Resolvi escrever e então argumentei em 3 parágrafos:
  1. Índices de desenvolvimento humano – IDH (falei da educação como um dos parâmetros do índice  afinal de contas estava falando de desenvolvimento) 
  2. Desenvolvimento da China ( a educação fez com que um país devastado com uma guerra se torna-se uma potencia em desenvolvimento tecnológico e de produtos)
  3. Brasil e heterogeneidade. ( o país com grande extensão territorial possui desigualdades na distribuição de emprego e renda, o que faz com que existam deficiências na educação em varias regiões)
Quase não fui aprovada, eram apenas 20 linhas, o correto era usar um argumento apenas e não três. O tema era a educação no Brasil. O delineamento que o texto base dava, era o fato da educação fazer um papel importante para o desenvolvimento, mas que o Brasil ainda estava longe de alcançar este desenvolvimento através da educação.
Podia ter falado da educação pública que é precária, tão simples de falar, mas minha cabeça não me deixa ser objetiva em textos.

Escrever ou não escrever, eis a questão!

O que quero dizer-lhe queridos leitores, para escrever bem, não existe receita, existem apenas três coisas a fazer:

  1.  Ler muito: ter muita informação acumulada e saber administrar, criticar, racionalizar tudo isso
  2. Saber se comunicar bem: fazer-se entender (meu problema).
  3. Praticar a escrita: escrever textos dissertativos, argumentativos, lúdicos, informativos, sei lá ... Praticar e praticar e ter senso critico de saber quando tudo está uma droga.
As pessoas dizem que quem lê muito escreve bem, isso é mito, escreve bem quem pratica. Dá mesma forma como qualquer outra coisa, somente a prática leva a perfeição.

Então estou aqui, tentando praticar e espero que não esteja dando nós nas vossas cabeças, já que ainda estou muito longe da perfeição.

Obrigada por lerem essas poucas linhas de pura confusão e devaneios!
Fica Dica Como de costume uma dica, caso seu objetivo seja os concursos públicos visite: http://www.flaviarita.com
Foi nela que pensei na hora que fiz a burrada de usar 3 argumentos....(ela ia puxar a minha orelha) rssss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presenteie no dia dos NAMORADOS

Está chegando o Dia dos Namorados E começamos a ter dor de cabeça. Algumas pessoas engajaram a pouco em um relacionamento e não conhece o outro suficientemente para presentear, enquanto outros conhece até demais porém não tem a minima ideia de escolher algo que o seu amor ainda não tenha. Dicas: 1. O primeiro passo é conhecer o tipo de namorado e namorada que você tem: a- Romântico b- Desligado c- Ocupado d- Desocupado e- Atleta d- Sedentário e- Tecnológico f- Estudioso g- Time maniacos Existem diferentes tipos de pessoas e é nisso que você precisa em um primeiro momento se basear. Vamos pelos pares:  Romântico x Desligado . Existem homens e mulheres extremamente românticos , que curtem programar noites maravilhosas, fazem surpresas e até mesmo escrevem cartõezinhos. Se é esse o caso, você pode escolher um presente simples, porém coberto de criatividade. Ou seja, Um porta retrato com sua foto, cd com musicas selecionadas, DVD com declaração de am

Dúvidas sobre o AMOR!!!

Aproveitando um pouco meu dia super nostálgico. De lembranças fantásticas .... de um amor do passado. Não sei você meu amigo leitor, mas eu já gostei de muitos homens, já me apaixonei muitas vez, mas AMAR,  amar mesmo ... aquele sentimento que você não tem a minima ideia de onde saiu, mas que você tem total certeza que está sentindo pois acredita que encontrou a pessoa da sua vida, há este sentimento ... Eu só amei uma pessoa até aqui! E é tão estranho, como ainda não consigo sentir o mesmo por outros homens. Então minha dica é o seguinte, mesmo que o seu coração não queira deixar outro amor entrar, insista. Perceba nos novos relacionamentos os detalhes... Observe tudo que este novo relacionamento têm a lhe oferecer! Veja como essa nova pessoa lhe trata com atenção e carinho, então retribua, assim em breve seu coração vai abrir espaço para um novo relacionamento, repleto de bons momentos, bons sentimentos e quem sabe um novo amor!!! Quem inventou o amor ... me diga por