Pular para o conteúdo principal

As falacias devem ser analisadas???

Sobre o porque de Café com Falacias!

O título de nosso blog representa um pouco do que queremos apresentar aos nossos leitores!
Aquele momento em que sentamos a mesa com nossos amigos para tomar uma xícara de café para "prosear" sobre as coisas da vida!

Mas porque escolhemos esse título? O que queremos de fato é ter está abertura do bate papo, de trazer informações diversas sobre as coisas que giram na nossa mente e nós deixam inquietos quanto ao seu significado e os porquês.
Sendo assim o Café com Falacias trata de assuntos diversos: amores, poemas, livros, artesanato, filmes, universidades, ações sociais, o tempo, o comportamento, enfim ... vamos falando aquilo que nós dá na telha!

Café!

Café é uma bebida que a muito tempo existe, desde o  século XVI. E está presente em diferentes momentos na rotina a humanidade. Como é um item da alimentação que nunca pode faltar, está na culinária, como bebida, sobremesas e até mesmo em cosméticos.

"A bebida milenar mais consumida no mundo (depois da água) com certeza tem participação especial em  histórias curiosas e interessantes. Afinal, o consumo de café já é uma tradição antiga ao redor do mundo." (VillaCafé 2017).

Ao amanhecer, muitos fazemos o desjejum com café! Café preto (sem mistura), café com leite, café com creme, cappuccino, café gelado, etc. Após o almoço, muitos gostam de consumir um cafezinho (em doses menores). 
Quando o tempo está frio tomamos café para esquentar.
Quando recebemos convidados, servimos café para alegrar.
As instituições promovê cafés com o intuito de ter um momento de prazer e prosa.

"Além do sabor incomparável, a bebida é conhecida por aumentar o foco e a concentração, melhorar o rendimento, dar mais disposição e ajudar em diversas funções cognitivas. Não será surpresa descobrir, então, que o café era a bebida preferida de inúmeros artistas, músicos, escritores, inventores e até filósofos." (VillaCafé, 2017)

Então, para a nossa conversa, nada melhor do que um café!
E claro que sempre tem quem ama café, exemplo EU!  😳 (risos)

Falacias

Todos os enunciados acima devem ser rejeitados. São falácias. São enunciados ou tentativas de persuadir o leitor mediante em raciocínio errôneo, mediante um argumento fraudulento, enganoso.

Essas falácias, como você pode constatar, estão em todos os discursos: na publicidade, na política, nas religiões, na economia, no comércio, etc.

Falácia é, pois, todo o raciocínio aparentemente válido, mas, na realidade incorreto, que faz cair em erro ou engano.

Tradicionalmente, distinguem-se dois tipos de falácias: o paralogismo e o sofisma. O paralogismo é uma falácia cometida involuntariamente, sem má-fé; o sofisma, uma falácia cometida com plena consciência, com a intenção de enganar.

Essa distinção não é, no entanto, aceitável, pois introduz um critério exterior à lógica - a ética. Dito de outro modo, não compete à lógica apreciar as intenções de quem argumenta. Por isso, tornam-se como sinônimos os termos falácia e sofisma.

A seguir, apresentam-se os principais tipos de falácias.

Tipos de falácias

Apelo à Força (argumentum ad baculum)
Consiste em ameaçar com conseqüências desagradáveis se não for aceita ou acatada a proposição apresentada.

Apelo à Misericórdia, à Piedade (argumentum ad misericordiam, ignorância de questão, fuga do assunto)
Consiste em apelar à piedade, à misericórdia, ao estado ou virtudes do autor.

Apelo ao Povo (argumentum ad populum)
Consiste em sustentar uma proposição por ser defendida pela população ou parte dela. Sugere que quanto mais pessoas defendem uma idéia mais verdadeira ou correta ela é. Incluem-se aqui os boatos, o "ouvi falar", o "dizem", o "sabe-se que".

Apelo à Autoridade
Consiste em citar uma autoridade (muitas vezes não - qualificada) para sustentar uma opinião.

Apelo à Novidade (argumentum ad novitatem)
Consiste no erro de afirmar que algo é melhor ou mais correto porque é novo, ou mais novo.

Apelo à Antigüidade (argumentum ad antiquitatem)
É o erro de afirmar que algo é bom, correto apenas porque é antigo, mais tradicional.

Falso Dilema
Consiste em apresentar apenas duas opções, quando, na verdade, existem mais.

Falso Axioma
Um axioma é uma verdade auto-evidente sobre a qual outros conhecimentos devem se apoiar. Por exemplo: duas quantidades iguais a uma terceira são iguais entre si. Outro exemplo: a educação é a base do progresso. Muitas vezes atribuímos, no entanto, "status" de axioma a muitas sentenças ou máximas que são, na realidade, verdades relativas, verdades aparentes.

Generalização Não - Qualificada (dicto simpliciter)
É uma afirmação ou proposição de caráter geral, radical e que, por isso, encerra um juízo falso em face da experiência.

Generalização Apressada (erro de acidente)
Trata-se de tirar uma conclusão com base em dados ou em evidências insuficientes. Dito de outro modo, trata-se de julgar todo um universo com base numa amostragem reduzida.

Ataque à Pessoa (argumentum ad homimem)
Consiste em atacar, em desmoralizar a pessoa e não seus argumentos. Pensa-se que, ao se atacar a pessoa, pode-se enfraquecer ou anular sua argumentação.

Bola de Neve (derrapagem, redução ao absurdo reductio ad absurdum)
Consiste em tirar de uma proposição uma série de fatos ou conseqüências que podem ou não ocorrer. É um raciocínio levado indevidamente ao extremo, às últimas conseqüências.

Depois Disso, logo por Causa Disso (post hoc engo propter hoc)
É o erro de acreditar que em dois eventos em seqüência um seja a causa do outro. No extremo, é uma forma de superstição: eu estava com gravata azul e meu time ganhou; portanto, vou usá-la de novo.

Falsa Analogia
Consiste em comparar objetos ou situações que não são comparáveis entre si, ou transferir um resultado de uma situação para outra.

Mudança do Ônus da Prova
Consiste em transferir ao ouvinte o ônus de provar um enunciado, uma afirmação.

Falácia da Ignorância (argumentum ad ignorantiam)
Consiste em concluir que algo é verdadeiro por não ter sido provado que é falso, ou que algo é falso por não ter sido provado que é verdadeiro.

Exigência de Perfeição
É o erro de reivindicar apenas a solução perfeita para qualquer plano.

Questão Complexa (pergunta capciosa, falácia da interrogação, da pressuposição)
Consiste em apresentar duas proposições conectadas como se fossem uma única proposição, pressupondo-se que já se tenha dado uma resposta a uma pergunta anterior.

fonte:
http://pucrs.br/gpt/falacias.php
https://villacafe.com.br/blog/7-genios-e-personalidades-apaixonadas-por-cafe/

A nossa falacia é aquela em que queremos apenas expor nossas opiniões! E a todo momento poderemos está utilizando um diferente tipo de falacia! 

Enfim venha tomar um café conosco e prosear!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantos livros - Dias de Glória

As semanas estão sempre se amontoando uma sobre as outras, e não temos tempo!  O tempo não é mais como antes, dividido entre mana, tarde e noite.  Inicio e fim de semana, Inicio, meio e fim de ano!  Parece tudo um amontoado de amanheceres que se seguem, um após o outro!  E eu estou aqui e fico de forma incompreensível tentando entender onde desliga o botão dessa sinopse louca que não fui eu quem escreveu! Tem dia, que estamos esperando pelos dias de Glória!

Rótulos e Incoerências do Amor

"Lembro-me do dia em que fui atacada! Uma agressão verbal de uma mulher que se diz amiga do homem que eu Amo! A "amiga J*c" com um sentimento meio que de perda e vitória ao mesmo tempo, ficou incomodada com o fato de que o meu Amor, apesar de não mais está comigo, ainda me Amava e mantinha contato comigo. E também incomoda, pois sem querer revelou-me o pensamento que tinha sobre mim e ainda contou-me como estraguei a vida do meu Ex Namorado, pelo simples fato de querer construir com ele uma vida a dois! Ao descobrir que estava fazendo revelações demais para a pessoa errada. A "amiga" começou a tecer comentários agressivos, fez ameaças e ainda disse com todas as letras que eu era uma Bruxa horrorosa e tinha a cara feia.  E com um ar de deboche e soberba disse que o meu Amor era dela, que ela ganhou e eu perdi!!!!! Sobre este fato fiquei pensando, o que ela ganhou, afinal de contas eles já não eram amigos??  Então me toquei, ela foi responsáv